Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Arujá: Canil municipal e postos volantes já aplicam a vacina antirrábica

Vacinação.. (1)

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde, deu início nesta segunda-feira (16/04) à Campanha de Vacinação Antirrábica com os postos volantes. A imunização de cães e gatos também já pode ser obtida no posto fixo instalado no Canil Municipal. Equipes de agentes de zoonoses também já começaram a levar as vacinas nos bairros da zona rural.

Arujá: Canil municipal e postos volantes já aplicam a vacina antirrábica

Vacinação.. (1)O Departamento de Vigilância em Saúde prepara ainda um mutirão de vacinação para o próximo dia 12 de maio, que irá atender ao mesmo tempo os bairros do Parque Rodrigo Barreto, Jordanópolis, Mirante, Nova Arujá, Jardim Emília, Arujamérica, Jardim Real e Centro.

O objetivo da iniciativa é imunizar cães e gatos contra o vírus que transmite a raiva. Para isso, serão disponibilizados agentes da zoonoses para fazer a aplicação em vários postos espalhados pelos bairros da cidade.

Datas, horários e locais

O posto fixo da campanha funcionará no Canil Municipal até 31 de maio, sempre de segunda a sexta, das 8 às 15 horas. Os postos volantes começaram nesta segunda-feira a percorrer as regiões do Jardim Fazenda Rincão, Limoeiro, Jardim Via Dutra, Parque Nossa Senhora do Carmo, Jardim Rincão, Vila Pedroso e Jardim Vitória.

Atualmente, a equipe de Zoonoses já se encontra nos bairros da Zona Rural. Estão sendo visitados os bairros Jardim Yamamoto, Morro Grande, PL, Pirituba, Penhinha, Retiro, São Domingos, Estância Arujá, Fazenda Jaguari, Canjicas, Correas, Vicente Mateus.

Fazem parte do roteiro também o Jardim Cachoeira, Parque Maringá, Copaco, Parque Nossa Senhora do Carmo, São Bento, Vista Alegre, Jardim Josely, Portão, Pedra Fala, Estância Pacaembu, Vertentes. E ainda Jacarandás, São Jorge, Jardim Vitória, Estrada Santa Isabel e Granja Urupês.

Alertas

É importante salientar que durante a campanha de vacinação as castrações estarão temporariamente suspensas. O morador que não conseguir vacinar seu animal no dia em que a equipe estiver em seu bairro, poderá se dirigir até o Canil Municipal para que este seja imunizado.

Segundo a diretora do Setor de Zoonoses, Ana Paula Rodrigues, para a imunização, caso seus animais sejam grandes ou de comportamento agressivo, os proprietários devem transportá-los com focinheira, coleira e corrente.

“Somente os proprietários farão a contenção do animal, segurando-o durante a aplicação da vacina. Se as recomendações acima não forem seguidas os funcionários já foram orientados a se recusar a vacinar o animal para garantirem sua própria segurança”.

Vale ressaltar que a vacinação é de suma importância para a proteção tanto dos animais quanto dos seres humanos. A campanha permaneceu suspensa por dois anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. Entretanto, neste ano, o município de Arujá conseguiu ser contemplado com as doses da vacina antirrábica. Apesar disso, só alguns municípios do Alto Tietê estarão realizando a campanha 2012.

 

Secom Arujá

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região