Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Arujá e outros quatro municípios formalizam acordo com governo do Estado por usina verde

Lixo 01. Crédito Ney Sarmento

O município de Arujá se uniu aos vizinhos Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema para, juntos, assinarem nesta terça-feira um protocolo de intenções com o governo do Estado para implantação de uma usina de tratamento térmico com aproveitamento energético que deve solucionar a questão dos resíduos sólidos nesses municípios.

Arujá e outros quatro municípios formalizam acordo com governo do Estado por usina verde


Lixo 01. Crédito Ney SarmentoA Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai atuar como operadora do projeto, que deve ser concluída em 2015.
O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do vice-governador Guilherme Afif Domingos, do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e da presidente da Sabesp, Dilma Pena.
O prefeito Abel Larini participou do encontro, junto com os colegas Marco Bertaiolli, de Mogi das Cruzes; Marcio Alvino de Souza, de Guararema; e Carlos Alberto Taino Junior, de Biritiba Mirim. O deputado estadual André do Prado (PR), que acompanha efetivamente a questão do lixo na região, também participou do encontro e deu total apoio à iniciativa.
A Sabesp apresentou aos prefeitos estudos iniciais sobre a viabilidade do empreendimento. “Os resíduos sólidos são exigências ambientais cada vez maiores. O Alto Tietê pode servir de modelo e expandir o projeto para o Estado. Nossa missão são os ajustes técnicos, ambientais e jurídicos”, ressaltou o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.
Os prefeitos se comprometeram a elaborar projetos de leis que serão enviados às respectivas Câmaras de Vereadores, autorizando a criação de um consórcio de municípios, além de prepararem um Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Um modelo da chamada usina verde apresentado na reunião teria capacidade para reciclar até 500 toneladas/mês, suficiente para atender com folga a demanda de até pelo menos o ano de 2030. Os cinco municípios produzem em conjunto, aproximadamente 400 toneladas de lixo por mês, segundo relatório da Sabesp.
“Parabenizo os cinco prefeitos que estão envolvidos nessa questão tão séria. O problema do lixo é grave e incomoda a região. Em muitos casos não vemos sintonia entre os municípios para se chegar a um número suficiente para a formação de um projeto. Neste caso, a situação foi diferente. Há organização, planejamento e elo entre os prefeitos”, comemorou o deputado André do Prado.
O prefeito de Mogi das Cruzes lembrou que “esta é a solução para um problema que vem se arrastando por mais de 20 anos. Temos a obrigação de buscar com responsabilidade a solução definitiva para o tratamento dos resíduos”.
O prefeito Abel Larini saiu satisfeito do encontro: “Como toda a região do Alto Tietê, nossa cidade enfrenta dificuldades com a destinação dos resíduos. Esta parceria entre municípios vizinhos, com a participação do governo do Estado, vai significar um avanço nessa questão e também na preservação do meio ambiente”.

Foto: Ney Sarmento

Secom Arujá

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região