Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Balões espalham poesia pelo céu de Cubatão

Poemas que viajam pelo céu, em balões soltos por crianças. A iniciativa, inédita em Cubatão, aconteceu na tarde deste sábado (15/2), no Jardim Casqueiro. Pelo menos 100 crianças participaram da ação intitulada Limeriques no Ar! Isso porque os meninos e meninas soltaram bexigas com as poesias limeriques dentro. O evento é mais uma ação do Prêmio Tatiana Belinky, concurso literário voltado para a garotada com idade entre 6 e 11 anos.

Balões espalham poesia pelo céu de Cubatão

Logo no início da tarde, os alunos do Projeto Escola Legal se reuniram no Centro Esportivo Armando Cunha para participar de uma roda de capoeira. Depois que já estavam bem aquecidos, a escritora Viviane Veiga Távora, idealizadora do evento, falou um pouco sobre os limeriques e realizou uma oficina rápida para construção do poema – que são poesias curtas, com cinco versos rimando entre si e que sempre falam de coisas malucas.

Aí sim, chegou o momento de celebrar a Literatura. As crianças amarraram os limeriques em balões de gás que foram soltos e se espalharam pelo céu. “Quem tiver sorte vai receber a poesia no quintal, num banco de praça ou na rua. Nossa ideia é movimentar a cidade e fazer as pessoas se interessarem por Literatura”, afirmou Viviane. A notícia foi destaque na programação especial de fim de semana no site da Folhinha (www.folha.com.br/folhinha ), suplemento infantil do Jornal Folha de São Paulo.

Os meninos e meninas ainda receberam presentes: cinco cartõezinhos com limeriques escritos e ilustrados, para que pudessem presentear suas mães. Os cartões, chamados 5 por 1, foram criados por Viviane Távora e ilustrados pela artista Nice Lopes.

O dia do evento, 12 de maio, é simbólico, pois é a data de aniversário do inglês Edward Lear, considerado o criador dos limeriques. "Lear é uma referência quando falamos nesse tipo de poema. A data é só um pretexto para despertar as pessoas para a novidade da poesia: tanto a criança que soltou o poema no ar quanto os que irão receber a surpresa", comentou Viviane.

Prêmio Tatiana Belinky- Voltado para crianças do Ensino Fundamental I e II, incentiva os pequeninos a criarem suas próprias poesias. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 2 de junho, somente pelo site www.portalpanapana.com.br/premio . O resultado sai em agosto.

A premiação é interessante: os autores mirins dos cinco melhores limeriques recebem computador (1º lugar), notebook (2º lugar), netbook (3º), troféus e kit de livros, sendo que os professores e colégios desses estudantes ganham publicações infantis. Os alunos escritores dos 100 primeiros limeriques levam o livro "Mareliques da Praia-Louca” e um broche do projeto "Eu amo Limeriques!". O Prêmio Tatiana Belinky é realizado pela Cooperativa Cultural Brasileira, empresa VARAL e conta com apoio do Proac - Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura e da Unisanta.

Tatiana Belinky- O Concurso Literário homenageia Tatiana Belinky, grande nome da Literatura Infantojuvenil contemporânea, hoje com 93 anos de idade. Belinky construiu uma carreira embasada no carinho pela Literatura e pelas crianças. Já foi tradutora de livros, fez adaptação para TV do "Sítio do Picapau Amarelo", e começou a escrever livros infantis e de limeriques aos 65 anos. De lá pra cá foram mais de 120 títulos. Em 1989, recebeu o Prêmio Jabuti e 2010 passou a ocupar a cadeira 25 da Academia Paulista de Letras.

Texto: Morgana Monteiro

Secom Cubatão

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo