Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Cubatão e Região se mobilizam contra manicômios

Articuladores dos movimentos da Saúde Mental e dos Direitos Humanos e gestores públicos da Baixada Santista optaram por integrar neste ano a programação do 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial e também Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes.

Cubatão e Região se mobilizam contra manicômios

A decisão foi justificada pelo retorno à mídia de temas como internações involuntárias e a defesa pela segregação, como medidas de intervenção nos casos de uso abusivo de álcool e drogas. O quadro, segundo afirmam os gestores, reforça pressões políticas e econômicas e pode causar retrocessos na luta antimanicomial.

No documento em que divulgam as atividades integradas, formulam questionamentos com o objetivo de estimularem a reflexão social. Como articular questões que envolvem o uso abusivo de drogas às lutas tradicionais pela desinstitucionalização de pessoas com sofrimento psíquico e a defesa dos direitos de crianças e dos adolescentes? A questão é apontada como o norte da programação regional integrada.

Com essa união de esforços para registrar e comemorar estas duas importantes lutas sociais, esperam estimular a articulação entre os seus protagonistas, a partir de uma avaliação da conjuntura atual e do levantamento de seus desafios e possibilidades.

Data: 14 de Maio – segunda-feira - Cubatão

Horário: 14 hs às17 hs

Caminhada, Sarau e Roda de Conversa

Programação:

14:00-Concentração – CAPS II de Cubatão - Av. D. Pedro II, 563 – Vila Nova. Caminhada ou Carreata pela Avenida 9 de Abril ate o Bloco Cultural, na Pça. dos Emancipadores, s/n, Centro.

15:00- Sarau com apresentação de poesias, músicas e teatro dos usuários do Serviço de Saúde Mental, da Escola de Samba Unidos do Morro e do Grupo de Hip-Hop do Professor Pedro Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

16:00- Roda de conversa sobre novas propostas e desafios para o Programa de Saúde Mental de Cubatão.

Data: 17 de maio – quinta-feira - Santos

Horário: 14 hs às 18 hs

Local: Emissário Submarino

Programação: Atividades culturais “Mente aberta: construindo a inclusão”

14:00 – Abertura

14:30 – Dança de Rua e Ritmos brasileiros - Secretaria de Cultura.

15:30 – BatuCAPS - SV e Nó no samba – Unifesp-BS

16:30 – Apresentação de Rap e Grupo de Dança de Rua

17:00 – Teatro do Oprimido e Oficina de Música – Senat

18:00 – Encerramento

Atividades artísticas concomitantes: Oficinas lúdicas para crianças, Estátuas vivas e apresentação de performace radical de instrutores de skate e bicicross.

Data: 18 de maio – sexta-feira - São Vicente

Horário: 9 hs

Local: Sest / Senat. Praça Adalberto Panzan, nº. 151, Cidade Náutica III, São Vicente, SP

Filme com debate: Lixo Extraordinário. Documentário dos diretores João Jardim e Karen Halley sobre o trabalho do artista plástico Vick Munis.

Horário: 14 hs às 18 hs

Local: Centro de Convenções.

Proposta interativa Labirinto de Espelhos, Imagens históricas e atuais da transformação dos serviços de saúde mental e da luta antimanicomial, Mostra de vídeos - Unifesp–BS, performance circense, Oficina de Palavras – Unifesp– BS, Estilização de ideogramas orientais – Leonardo, BatuCAPS, Exposição de Banner de trabalhos de alunos Unifesp–BS.

Data: 24 de Maio – quinta-feira - Guarujá

Horário: 10 hs às 16 hs

Local: Praça 14 Bis - Vicente de Carvalho

Feira festiva com show musical. Exposição de arte/trabalhos produzidos nos CAPS, Show de Talentos (apresentação musical dos usuários artistas). Exposição de fotos.

Postos de orientação em Saúde Mental: “Tratamento humanizado para quem tem sofrimento mental”.

Data: 25 de Maio – sexta-feira - Unifesp – Baixada Santista

Local: Auditório Ponta da Praia

Horário: 18:00 hs – Acolhimento de usuários, familiares e convidados

Horário: 19:00 hs - Mesa: “A luta antimanicomial e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes: desafios e possibilidades de duas lutas irmãs”.

Participantes: Roberto Tykanori Kinoshita - Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde e Professor Licenciado da Unifesp–BS; João Guilermino da Franca da Ong Camará, de São Vicente; representante de usuários da Associação Maluco Beleza.

ORGANIZAÇÃO:

Grupo de Articulação em Saúde Mental e Direitos Humanos da Baixada Santista: Coordenações de Saúde Mental, trabalhadores e usuários dos Municípios de Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Santos e São Vicente; Associação Maluco Beleza de São Vicente, Associação Franco Rotelli de Santos; ONG Camará, Conselho Regional de Psicologia – CRP; Laboratório de produção de conhecimento compartilhado em Saúde Mental da Unifesp– BS.

 

Texto: Jorn. Marivaldo Rosa

Secom Cubatão

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo