Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Cubatão: Técnicos elaboram plano de manejo para Parque Cotia Pará

Campo de futebol, teleférico, zoológico, pesque-e-pague, viveiro de plantas, roteiro com trilhas pela mata. Afinal, o que é possível implantar em um parque ecológico? Para responder a essa complexa questão, técnicos ambientais estiveram reunidos nesta segunda-feira (7), na sede do Parque Ecológico Cotia-Pará, em Cubatão.

Cubatão: Técnicos elaboram plano de manejo para Parque Cotia Pará

Até o final de julho, eles apresentam à comunidade uma proposta de plano de manejo para esta área de preservação ambiental localizada na altura do km 57 da Via Anchieta, com acesso pela pista Capital-Baixada Santista.

A intenção é conciliar a visitação pública com a execução de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades ligadas à educação ambiental e a exploração do local pelo mercado do ecoturismo, sem causar impactos significativos à fauna e a flora de Mata Atlântica. “Queremos um uso público consciente e sustentável”, afirmou o diretor de Saneamento e Gestão Ambiental de Cubatão, Cleiton Jordão Santos.

Para a elaboração desse documento técnico que estabelece o zoneamento do parque, com o detalhamento das normas que devem presidir o uso do local e o manejo dos recursos naturais, a Prefeitura firmou parceria com a Usiminas. Além do envolvimento de técnicos da Administração Pública, os estudos contam com a participação de pesquisadores da Consultoria Paulista de Estudos Ambientais (CPEA).

O plano de manejo, que pode ser comparado ao Plano Diretor elaborado para uma cidade, citará, inclusive, as estruturas físicas necessárias para a gestão da unidade.

Texto: Melchior de Castro Junior

Secom Cubatão

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo