Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Ferraz de Vasconcelos: Aparecido Marabraz apóia palestra sobre anemia falciforme

Com o apoio do vereador José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sócio-Cultural Negro Sim promove palestra sobre anemia falciforme nesta quarta-feira, dia 25, das 19h às 22h, na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, no centro. Além disso, o evento será feito em parceria com a Associação Afro Ogban e a Associação da Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (Affesp).

Ferraz de Vasconcelos: Aparecido Marabraz apóia palestra sobre anemia falciforme

A palestra será ministrada pela especialista no assunto Berenice Kikuchi. A anemia falciforme é uma doença hereditária, isto é, passa de pai para filho, caracterizada pela mudança dos glóbulos vermelhos do sangue tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome de falciforme. A moléstia é mais comum em indivíduos da raça negra. No País, aproximadamente, 8% dos negros sofrem da doença, no entanto, a raça branca e parda também pode contrair a enfermidade.

A anemia falciforme manifesta-se de maneira diferente em cada portador. Enfim, uns têm apenas alguns sintomas leves, enquanto outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas, geralmente, surgem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança. Os indícios são: dor, cor amarela nos olhos e na pele, infecções e úlcera de perna. A descoberta é feita por meio do chamado teste do pezinho realizado ante de a criança receber alta da maternidade.

Em Ferraz de Vasconcelos, a Câmara Municipal aprovou a Lei Nº 2.542, de 23 de dezembro de 2003. A norma cria no município uma campanha de combate à anemia falciforme. Já, em 2005, os vereadores votaram a Lei nº 2.611, de autoria de Aparecido Marabraz que institui o Programa de Prevenção e Assistência as Pessoas Portadoras do Traço da Anemia Falciforme.

Por Pedro Ferreira

Cam Ferraz de Vasconcelos

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região