Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Aniversário do Procon Guarujá marca reestruturação do setor

O Procon de Guarujá comemorou seu 13º ano de serviços prestados à comunidade do Município com uma solenidade de aniversário nesta segunda-feira (14), no Delphin Hotel. O evento contou com a presença da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, empresários, comerciantes, gerentes de banco e demais representantes da sociedade civil.

Aniversário do Procon Guarujá marca reestruturação do setor

Na oportunidade, a chefe do Executivo destacou a evolução do órgão em Guarujá nos últimos três anos do Governo Municipal. “Encontramos o Procon em uma situação de calamidade. Sem funcionários e sem material de trabalho. Vimos na figura do ex-diretor Luciano Lopes, o China, e, agora, com o diretor Alexandre Cardoso, a chance de fazer o local crescer. Hoje, Guarujá é destaque em políticas de defesa ao consumidor, como o financiamento livre”, comenta.

As comemorações do aniversário da entidade terminaram com o palestrante Cláudio Fernando de Aguiar, do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), explicado os direitos do consumidor e o empenho do Procon de Guarujá na negociação com as financiadoras na devolução de taxas cobradas indevidamente por elas aos consumidores. “O trabalho de Guarujá é destaque para o cenário nacional. Vamos levar esta prática utilizada para os demais Procons de São Paulo”, explica Aguiar.

Guarujá é o pioneiro na cobrança da devolução da Taxa de Abertura de Crédito (TAC), cobrada pelos bancos em financiamentos de carros e empréstimos. Além desta cobrança, o Procon Guarujá atua na defesa do consumidor na Taxa de Avaliação, em seguros e serviços de terceiros, cobrados indevidamente, segundo o Código de Defesa do Consumidor, pelas financeiras.

De acordo com o diretor Alexandre Cardoso, o consumidor que tiver algum financiamento de carro ou empréstimo e estiver com o contrato firmado em mãos, pode procurar o órgão de Guarujá para ver se há alguma devolução de taxa por parte da financeira.

“Temos o contato com diversos bancos e temos o compromisso por parte deles de cumprir o mais rápido possível. Mas é necessário que o consumidor compareça ao Procon com seu CPF para que possamos realizar a consulta”, explica.

Esse tipo de ação serve para pessoas que também fizeram empréstimo pessoal e têm em seu contrato taxas de crédito e serviço de terceiros. A proposta do órgão é fazer valer os direitos de quem fez algum financiamento ou empréstimo. “Tudo que estamos fazendo está no Código de Defesa ao Consumidor”, diz Cardoso.

História – Em 2009 e 2010, o Procon passou por uma reforma de infraestrutura, aumentando a capacidade de atendimento diário de 10 para 120, e a criação do maior corpo de fiscalização da Baixada Santista. No ano seguinte, houve uma reforma administrativa, criando uma diretoria especial do Procon, mantendo a coordenadoria, assim conseguindo uma boa classificação de melhor atendimento no Estado.

O Procon desenvolveu um serviço nas escolas, nos bairros, e fiscalização em todos os comércios da Cidade e na orla, que teve notoriedade nacional na mídia, por causa da fiscalização da consumação, área de fumantes, vendas de bebidas alcoólicas para menores de idade e publicidade sem autorização.

Serviço – O Procon funciona na Rua Washington, 719 – Centro, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Os telefones são 3383-2177, 3355-6648 e 3358-2466.

 

Rafael Cicconi

Secom Guarujá

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo