Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Guarujá celebra o Dia do Assistente Social

A Prefeitura de Guarujá, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, celebra o Dia do Assistente Social nesta terça-feira (15), às 18 horas. A ação será realizada no Fundo Social de Solidariedade (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro). Na oportunidade, 48 profissionais da Administração Municipal serão homenageados

Guarujá celebra o Dia do Assistente Social

Os assistentes sociais executam atribuições com o ensejo de uma sociedade justa, construída como manifestação não só de resistência às formas de violência, de ataque à dignidade humana, mas de consolidação de direitos sociais.

História – Todas as formalizações em torno da profissão remetem que a atividade regulamentada pela primeira vez no Brasil, no ano de 1957, mas o que atualmente rege a profissão é o Decreto 8.662/1993, implantado pelo Governo Federal.

No entanto, há registros de que o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja, então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano", redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931, em comemoração aos 40 anos da Rerum Novarum.

A iniciativa surgiu no contexto da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica". No Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".

 

Ana Paula Ordoñez

Secom Guarujá

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo