Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de Guarujá foi apresentado nesta segunda (14)

O Fórum da Agenda 21 realizou a apresentação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) de Guarujá, na segunda-feira (14), em sua 21ª reunião. Dentro das diretrizes da Agenda, este foi o principal assunto da reunião, que tinha outras demandas na pauta. O encontro aconteceu no Centro de Atendimento à Terceira Idade – Cati.

Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de Guarujá foi apresentado nesta segunda (14)

As diretrizes sociais e ambientais são defendidas pela prefeita Maria Antonieta de Brito, que vem dando total apoio na sua gestão para que a Ilha de Santo Amaro tenha essa ferramenta de gestão pública, aprovada e usada nas grandes cidades do mundo. Estas ações de política de igualdade social e preservação do Meio Ambiente são de vital importância para o desenvolvimento sustentável de Guarujá.

Vale ressaltar que a Cidade receberá seu PLDS no dia de seu aniversário (30 de junho), com um evento na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. O Plano traçará as medidas e ações que devem ser adotadas nos próximos 22 anos, para que, ao completar 100 anos, em 2034, Guarujá seja um município economicamente sustentável.

Respaldado no que está falando o biólogo e pós-graduado em Gestão Ambiental, Ricardo Zuppi, secretário executivo da Agenda 21 de Guarujá disse: “Nossa função é montar e executar um documento com programas que possam auxiliar as ações de gestão municipal. Este é um documento onde as grandes cidades em desenvolvimento sustentável no mundo utilizam para a sua gestão. É também aberto ao público para que possa ter cada vez mais engajamento com a sociedade”.

O Plano Local de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 foi dividido em quatro grupos: 1- Dimensão Ambiental Territorial que abrange sobre as questões de poluição, ocupação territorial, resíduos e usos dos recursos naturais e conservação. 2- Político: Governança e a participação como um todo para discussões dos assuntos do Município e fortalecimento dos conselhos e grupos em gestão. 3- Econômico: Questões turísticas e portuárias, identificar as necessidades para a execução dos programas de pesca, economia solidária, empreendedorismo e as discussões e encaminhamentos do pré-sal. 4- Social: Educação, segurança, saúde, assistência social, esporte e cultura.

Entenda a Agenda 21: É um instrumento de gestão tripartite onde as três esferas da sociedade trabalham em conjunto: Poder Público, Setor Privado e Sociedade Civil. Tem como objetivo criar programas e ferramentas que reflitam no dia-a-dia e nos anseios da sociedade em geral em busca do desenvolvimento sustentável para o bem comum de todos.

Poder Público: Executivo, legislativo e judiciário. Setor Privado: Comércio, indústrias e empresas em geral. Sociedade Civil: pode ser organizada ou não como associações, Organizações não Governamentais (ONGs) e a população em geral em busca de um bem comum.

Wilson Balaions

Secom Guarujá

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo