Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Prefeitura de Guarujá entrega uma nova praça à população no Pae Cará

A Prefeitura de Guarujá entregará neste sábado (12), a partir das 13 horas, a Praça Horácio Alves da Silva, localizada entre a Rua Míriam da Silva e a Rua Antônio Francisco de Arruda, no Pae Cará. Este novo equipamento de lazer da população guarujaense foi construído a partir de pesquisa feita junto à comunidade que reside no seu entorno e identificou a necessidade de uma área de convivência, esporte e recreio para os adultos e uma área de lazer para as crianças.

Prefeitura de Guarujá entrega uma nova praça à população no Pae Cará

Fato que levou os técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana a projetarem um espaço ímpar, com academia de ginástica ao ar livre, playground e área de convivência com mesas e bancos. O local é ideal para se conversar, praticar esporte e acompanhar as crianças se divertindo ao ar livre, com segurança e conforto.

Praça Horácio Alves da Silva – Com 1.080 metros quadrados, a Praça possui playground com seis brinquedos instalados em uma área cercada para oferecer mais segurança aos pais e as crianças. A área reservada evita a entrada de animais no recinto onde os pequenos vão se divertir. Já a academia de ginástica possui sete equipamentos diferentes e é preparada para que qualquer cidadão possa utilizá-los.

O passeio foi feito em piso cimentício e com total acessibilidade, enquanto a área de convivência foi construída utilizando blocos intertravados. A praça ainda ganhou paisagismo adequado ao clima do local, com plantas nativas e de fácil manutenção. A iluminação foi feita com postes de quatro pétalas, que além de proporcionar um visual moderno e aconchegante deixa o local adequado para utilização noturna.

Horácio Alves da Silva – Morto em 2000, o morador da Rua Antônio Francisco Arruda, esquina da Rua Míriam da Silva, no bairro Pae Cará, Horácio Alves da Silva, residiu na via por 30 anos. Ele era um daqueles cidadãos que servem como exemplo para os demais de como se deve tratar um próprio público.

Nascido em 8 de fevereiro de 1928, em Feira de Santana, na Bahia, Silva chegou ao Guarujá em 1972, com sua mulher Idalice Matos da Silva e mais três filhos, e escolheu o bairro de Vicente de Carvalho para construir o futuro e educar seus filhos.

Em frente a sua casa, com o decorrer do tempo, surgiu uma praça em que, aos domingos, era utilizada para partidas de futebol entre os moradores do bairro. O carinho pelo local e pelos seus vizinhos fez com que o baiano cuidasse do espaço comunitário como se fosse parte integrante de sua casa.

Apesar de não ter muito tempo de usufruir o local, pois trabalhava na Cooperativa dos Bananicultores de Santos, Silva fazia questão de ser muito cuidadoso e caprichoso, capinando o local e sempre mantendo a praça um local que pudesse dar qualidade de vida para seus vizinhos.

Em 1998, Horácio Alves da Silva sofreu um derrame, o que impossibilitou de realizar suas atividades rotineiras, como a manutenção do espaço. Dois anos depois, no dia 10 de janeiro de 2000, Silva faleceu, deixando com a mulher e seus oito filhos a incumbência de cuidar e zelar do local que tanto amava.

Agora, 12 anos após sua morte, o local em que Horácio passou tanto tempo de sua vida será eternizado com seu nome, e a lembrança do senhor que tinha aquele local como sua segunda casa servirá como exemplo para os demais moradores do local.

Diego Oliveira Barbosa

Secom Guarujá

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo