Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Biblioteca Municipal de Itanhaém está catalogando livros para modernizar o atendimento à população

biblioteca_catalogar_livros_principal

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim está catalogando os livros existentes em seu acervo com o objetivo de modernizar o atendimento à população. O processo de automação foi implantado há pouco mais de dois meses, e, proporcionará um catálogo eletrônico de aproximadamente 50 mil volumes, com ferramentas de pesquisa, controle de consulta, reserva e devolução.

Biblioteca Municipal de Itanhaém está catalogando livros para modernizar o atendimento à população

biblioteca_catalogar_livros_principalCom o BIBLIVRE versão 3.06, software atestado pela Fundação Biblioteca Nacional, as fichas de papeis serão eliminadas, dando espaço somente ao cadastro eletrônico. A novidade é que além do programa que facilita a busca pelas obras por meio de títulos e autores, o leitor poderá saber de casa, quais os livros de propriedade da biblioteca.

É bem simples. No site da Prefeitura de Itanhaém terá um link de acesso direto ao catálogo. Ao entrar, o leitor digitará a obra que procura. Em seguida, uma página com todos os livros disponibilizados pelo espaço aparecerá na tela do computador.

Com os dados armazenados no sistema será possível encontrar em poucos minutos qualquer obra do acervo da biblioteca. Numerados e com código de identificação, o sistema indicará prontamente a existência e localização do livro.

Segundo a bibliotecária Maraléia Menezes o novo sistema implica em inúmeras vantagens para os munícipes, como por exemplo, agilidade no atendimento, acesso à informação, democratização da leitura, pesquisa, educação e lazer. “Os funcionários estão envolvidos e trabalhando bastante para que todos os livros sejam catalogados”.

O acervo é composto por literatura nacional, estrangeira, infantil, técnicos, auto-ajuda, revistas, enciclopédias, dicionários, braille e audiobooks. Os freqüentadores se deparam com obras completas de renomados escritores como, Machado de Assis, Jorge Amado, Euclides da Cunha, Érico Veríssimo, José de Alencar, João Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto, Victor Hugo, Dante Alighieri, Luis de Camões entre outros.

O público vai desde crianças a idosos, pesquisadores, munícipes, usuários das cidades vizinhas e turistas. A biblioteca disponibiliza aos usuários um ambiente de incentivo à leitura, empréstimo de livros, pesquisa e estudo. Em média, 350 pessoas comparecem diariamente ao espaço. De janeiro a outubro, a biblioteca registrou a passagem de mais de 30 mil pessoas, entre crianças e adultos.

De portas abertas, a biblioteca está com horários de funcionamento compatíveis às necessidades do leitor: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Para mais informações, entrar em contato por meio do telefone (13) 3426-1477.

 

Secom Itanhaém

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo