Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Itaquaquecetuba deve implantar Vídeo Monitoramento no 2º semestre
Itaquaquecetuba

A Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba deve implantar, no início do segundo semestre, o sistema de Vídeo Monitoramento nas vias da cidade, visando aumentar a segurança da população.

Itaquaquecetuba deve implantar Vídeo Monitoramento no 2º semestre

A informação é do ouvidor da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), Eri Nepomuceno. A iniciativa do Vídeo Monitoramento é do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado em 2010, e que tem como objetivo “identificar, analisar, avaliar e dar pronta resposta para os munícipes de Itaquaquecetuba, quando o assunto for segurança pública”, explica o ouvidor.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública que atuam no município (Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública e Polícia Federal, entre outras). “O GGIM foi criada através de Decreto Municipal e vem periodicamente realizando reuniões para discutir a política de segurança de Itaquaquecetuba”, afirma Nepomuceno. Essas reuniões são realizadas com proposito de identificar os problemas relacionados à segurança municipal. “Problemas estes que serão analisados pelos membros do GGIM, que dividirão as responsabilidades e acompanharão as medidas adotadas para a solução”.

Em relação ao GGIM, o ouvidor informa que, no final de 2009, Itaquaquecetuba passou a integrar o rol de municípios contemplados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, tendo como foco o enfrentamento da violência e criminalidade através de projetos que articulem políticas de segurança com ações sociais. “Sendo que uma dessas ações do Governo Federal é o Projeto de Vídeo Monitoramento, que servirá como ferramenta aos integrantes do GGIM”. A cidade foi contemplada com esse projeto “que está em fase de licitação para contratação de empresas especializadas nesse ramo de atividade, tendo previsão de funcionamento no início do segundo semestre deste ano”, informa Nepomuceno.

Além da sala de vídeo monitoramento, o GGIM passará a contar com Sala do Pleno (onde serão realizadas as reuniões dos membros natos do GGIM; sala da Coordenadoria Executiva (encarregada com a parte administrativa do Gabinete); um Observatório de Segurança (local onde serão mapeadas as áreas mais críticas do município através de gráficos atualizados diariamente; e a sala de Situação, onde serão articuladas as operações realizadas no município. Após a implantação deste projeto, “o GGIM terá aproximadamente 25 pessoas”, finaliza o ouvidor.

Denise Gabriel

Secom Itaquaquecetuba

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região