Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Itaquaquecetuba: Evento junto à comunidade movimenta Vila Celeste
Itaquaquecetuba

Ação Comunidade barraca 21-5

Um evento piloto de ação junto à comunidade movimentou bastante o bairro de Vila Celeste, em Itaquaquecetuba, na manhã de sábado (dia 19).

Itaquaquecetuba: Evento junto à comunidade movimenta Vila Celeste

Ação Comunidade barraca 21-5Ele foi organizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Quinta da Boa Vista, na Rua Sol, e a estimativa segundo a coordenadora do Cras local, Tathiane de Carvalho Pimentel, foi de um público rotativo de 1000 pessoas que passaram pelas barracas com vários serviços gratuitos de atendimento ao público. “O objetivo principal é trazer para mais perto da comunidade os serviços que ela mais precisa como exames de saúde e outros benefícios. Começamos o piloto por aqui para ver os acertos e erros e depois pretendemos levá-lo para outros bairros como Jardim Moraes e Jardim Odete II”, avisa a coordenadora do Cras.

Graças à parceria junto às secretarias municipais de Saúde, Cultura e o Fundo Social de Solidariedade, foi possível o oferecimento de alguns benefícios e serviços à população como ginástica ao ar livre, apresentação de oficinas culturais, corte de cabelo, triagem e informações sobre os programas de transferência de renda, exames de pressão, diabetes e HIV, entre outros. A estudante Diana dos Anjos Netto, de 15 anos, aproveitou para cortar o cabelo. “O evento é muito legal, agora vou ver outras barracas”, disse ela.

As moradoras do bairro, Andrelina Oliveira Nunes e Izailda da Silva Cruz, faziam parte da barraca do Cras no Projeto “Aquecendo a Vida”, que estava vendendo artesanato em biscui. As duas são alunas do projeto e estavam aproveitando o evento. “Para mim, a atividade de biscui é uma terapia”, afirma Andrelina. Já a dona de casa Izailda informou que aproveita para vender algumas peças.

Presente à ação na comunidade, a coordenadora da Assistência Social de Itaquaquecetuba, Helena Cimeno, explicou que “o objetivo é fazer com a comunidade se encontre e fortaleça seus vínculos para que possa criar soluções conjuntas para seus problemas. Então o evento cumpre o papel de trabalhar o protagonismo da comunidade. Já tivemos outras experiências, mas que não eram de origem da própria comunidade. E a ideia é de realizar esse evento em todos os Cras”. Ela ressaltou que “tudo isso tem sido feito graças à visão estratégica da secretária municipal de Promoção Social, Guiomar Soares Tavares, de promover o desenvolvimento social”.

Segundo informações do Cras Quinta da Boa Vista, confira os resultados de alguns serviços realizados no local: distribuição de 70 preservativos e folders educativos e realização de sete testes rápidos para HIV; realização de 20 cortes de cabelo; distribuição de 70 folhetos educativos sobre a dengue e doação de três cachorros e dois gatos pelo Setor de Zoonoses; 100 crianças e adolescentes passaram pelas oficinas culturais; 45 pessoas foram submetidas aos exames de pressão arterial e diabetes; 30 pessoas prestigiaram a barraca do Cras, sendo que dez se inscreveram no Projeto “Crescendo Cidadão” e cinco, no Projeto “Aquecendo a Vida”; e distribuição de 30 brindes.

Denise Gabriel

Secom Itaquaquecetuba

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região