Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Mogi das Cruzes: Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta terça-feira
Mogi Das Cruzes

160412-vacina-int

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica nesta terça-feira (17/4) com a imunização de cães e gatos na Zona Rural. No primeiro dia de atividades, os vacinadores estarão na Associação dos Agricultores do Cocuera, que fica no quilômetro 9 da Estrada Mogi-Salesópolis. A dose é gratuita e deve ser aplicada para proteção dos animais domésticos e da população em geral.

 

Mogi das Cruzes: Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta terça-feira


160412-vacina-intA vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por estes animais devem lavar bem o local atingido com água e sabão e procurar atendimento médico. O animal deve ser observado por 10 dias, em local isolado, e qualquer mudança no seu comportamento precisa ser informada às autoridades de saúde.
Segundo estimativas do Instituto Pasteur, existem 80.946 cães e 10.220 mil gatos em Mogi das Cruzes. A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é imunizar 80% dessa população até o dia 25 de maio, quando termina a Campanha de Vacinação Antirrábica na Cidade. Neste período, toda equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará empenhada para o sucesso da campanha.
:: Confira os locais da primeira semana de vacinação
“Precisamos contar com a participação maciça da comunidade mogiana para alcançarmos nossa meta”, alerta o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, lembrando que a cidade está sem a vacinação há dois anos e que, em 2012, a campanha será realizada em abril e maio e não em agosto, como de costume. Os proprietários de cães devem levá-los presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais, para evitar acidentes.
Histórico
Em Mogi das Cruzes, há muitos anos não são registrados casos de raiva canina ou felina, mas existem ocorrências em morcegos. O último caso foi registrado em 2008, no Distrito de Braz Cubas, quando todas as medidas foram tomadas. Daí a importância de se vacinar os cães e gatos, pois os morcegos podem transmitir o vírus aos animais não vacinados.
Em 2010, atendendo à recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Mogi teve de suspender a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal. A medida foi adotada em todas as cidades do Estado. A decisão estadual foi motivada pelo grande número de reações notificadas entre os animais. Em 2011, a campanha não foi realizada, sendo retomada agora, em 2012, somente em 57 municípios do Estado de São Paulo, entre eles Mogi das Cruzes.
Informações: 4792-8585.

 

Secom Mogi das Cruzes

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região