Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Mogi das Cruzes: Cursos do Fundo Social movimentam os bairros e ajudam alunos a gerar renda
Mogi Das Cruzes

190412-curso-bjuteria-int

Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, em parceria com entidades e associações da cidade, estão em andamento e beneficiam cerca de 150 pessoas, em diversos bairros do município. Os cursos são de confecção de bijuterias, corte de cabelo, manicure/pedicure, corte e costura e de produção de pães caseiros – o tradicional Projeto Mãos na Massa, que já é conhecido em toda a cidade.

Mogi das Cruzes: Cursos do Fundo Social movimentam os bairros e ajudam alunos a gerar renda


190412-curso-bjuteria-int"Os cursos estão em andamento e, na verdade, eles acontecem de maneira contínua. Isso porque novas turmas são formadas assim que ocorrem as formaturas. Temos uma procura muito grande, graças às parcerias que possuímos com todas as entidades cadastradas, e isso faz com que sempre haja interesse e alunos para a montagem de novas turmas, em todos os cursos oferecidos", explica a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli.
O curso de confecção de bijuterias, por exemplo, acontece atualmente em Cezar de Souza e tem ótima freqüência. A professora Lucimeire Aparecida Santana ministra aulas sobre o tema no Centro de Iniciação Profissional (CIP) e conta que esta é uma área que proporciona bom retorno para quem conclui o curso - que tem quatro meses de duração.
"Tenho muitas alunas que fizeram as aulas comigo e hoje trabalham para lojas de R$ 1,99, pois é uma área com boa perspectiva de mercado. Geralmente, são mulheres que participam do curso e a grande maioria consegue gerar renda para a economia doméstica, pois é possível trabalhar dentro de casa mesmo", conta a professora.
As alunos aprendem todas as técnicas para a produção de bijuterias, anéis, pulseiras, colares, peças e acessórios. As aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, durante toda a tarde – das 13h30 às 17h30.
Outros cursos
Além da produção de bijuterias, o Fundo Social também mantém atualmente outros cursos, como o de corte de cabelo, que acontece no Jardim Santos Dumont. Já o de manicure e pedicure está com dois locais de aulas – um no Jardim Santos Dumont e outro no Parque São Martinho. O de corte e costura ocorre atualmente no Jardim Camila e na Vila Nova União.
Já o Mãos na Massa possui cinco núcleos de aulas – dois na Vila Paulista, um na Vila Nova União, um no Jardim Aracy e um no Jardim Bela Vista. Tradicional no município, o projeto ensina a produção de pães e bolos artesanais, além de sucos. As aulas ensinam ainda noções de higiene e de empreendedorismo.
O secretário municipal adjunto de Assistência Social, Edson Santos, explica que o Mãos na Massa ensina e aprimora os conhecimentos sobre a produção de pães, bolos e sucos. “As aulas são dadas por profissionais, de forma itinerante. Entidades, igrejas e associações oferecem suas instalações para a realização dos cursos. Todas as receitas foram testadas, têm fácil execução e estão reunidas em livreto, que os formandos recebem com o diploma”, explica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. (MAS)

 

Secom Mogi das Cruzes

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região