Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Mogi das Cruzes: Grandes Sucessos do Cinema marca estréia da Banda Sinfônica Municipal
Mogi Das Cruzes

080512---sinfonica---int

Temas clássicos como os dos filmes “Super-Homem”, “Indiana Jones” e “A Lista de Schindler” poderão ser ouvidos na próxima sexta-feira (11/05), às 19 horas, no auditório do Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica Prof. Boris Grinberg). As músicas estão na programação do concerto “Grandes Sucessos do Cinema”, estreia da Banda Sinfônica Municipal de Mogi das Cruzes. Coordenadores, monitores e alunos do Programa de Bandas Sinfônicas Escolares estão preparando um grande espetáculo para sua primeira apresentação para o público.

Mogi das Cruzes: Grandes Sucessos do Cinema marca estréia da Banda Sinfônica Municipal


080512---sinfonica---intCom entrada franca e próximo ao Dia das Mães, o concerto será uma boa alternativa para os filhos que buscam um programa especial ao lado das mães. O repertório é conhecido e se diferencia pelos seus compositores, todos contemporâneos. A expectativa é grande para o lançamento. “Estou curiosa para ver os novos uniforme. Acho que vai ser um belo espetáculo, nossos jovens músicos estão tocando muito bem”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle.
O grupo formado por 78 músicos (coordenadores, monitores e alunos do Programa de Bandas Sinfônicas Escolares) está ensaiando há dois meses. Nas últimas semanas os ensaios foram intensificados. “As obras foram elaboradas especificamente para formação de banda sinfônica. Destacamos as obras do mestre John Willians, grande parceiro de Steven Spielberg e George Lucas, com mais de 50 indicações ao Oscar”, comentou o maestro Daniel Bordignon, regente titular da Banda e coordenador do programa.
O programa reúne dois projetos “Pequenos Músicos ... Primeiros Acordes na Escola” (realizado desde setembro em 7 escolas municipais) e o “Música: Formação, Expressão e Emoção” (desenvolvido desde 2003 na EM Prof. Mario Portes em Jundiapeba). Ao todo, mais de 1,3 mil alunos aprendem música fora do horário de aula. “O prefeito Marco Bertaiolli tomou o trabalho realizado em Jundiapeba como referência e criou o programa. É um projeto audacioso ensinar instrumentos musicais em várias escolas da periferia. As crianças têm oportunidade de crescer conhecendo música e se desenvolver culturalmente, contribuindo também para o desenvolvimento de suas comunidades”, explicou Maria Geny.
O programa também é uma oportunidade de emprego para os jovens músicos. Alguns alunos e ex-alunos da EM Prof. Mario Portes hoje trabalham com carteira assinada ensinando música no projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”. Este é o caso de Rychelly Magalhães Nascimento, que começou na música aos 7 anos no projeto “Música: Formação Expressão e Emoção” na EM Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, e hoje, aos 18, é monitora de percussão na EM Profª Wanda de Almeida Trandafilov, no Parque São Martinho. “Eu ensino o que aprendi e aprendo com eles também”, disse.
A menina não esconde a ansiedade. “É muita ansiedade. Tudo está sendo muito legal”, completou Rychelly. Há 17 anos como músico, Eduardo Carlos das Silva, 32 anos, coordenador do projeto na Escola Municipal Profª Apparecida Ferreira Cursino, no Jardim Universo também está se preparando para o primeiro concerto da Banda. “Pelos ensaios e a infraestrutura que a Prefeitura está montando, o concerto será um grande show.
A trajetória de Rychelly e de outros alunos são exemplos do sucesso da parceria entre educação e música. “A música ajuda na formação do cidadão, na disciplina e contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos e da comunidade”, comentou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle. O coordenador Eduardo já tem um exemplo em sua escola. “Meu aluno Mateus, de 8 anos, tinha dificuldades em sala de aula. A música lhe trouxe mais disciplina e postura. O desenvolvimento de nosso trabalho não é só musical, mas pedagógico também”, contou.
Informações:
Concerto de estreia: “Grandes Sucessos do Cinema”
Banda Sinfônica Municipal de Mogi das Cruzes
Regência: Maestro Daniel Bordignon
Data: 11/05 às 19 horas
Local: Auditório do Cemforpe – Rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Nova Mogilar
Entrada franca

 

Secom Mogi das Cruzes

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região