Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Mogi das Cruzes: Operação Cata-Tranqueira finaliza primeira fase de 2012 com 151 toneladas recolhidas
Mogi Das Cruzes

230412-catatranqueira-int

A primeira fase da Operação Cata-Tranqueira deste ano terminou neste sábado (21/04), com o total de 151 toneladas de materiais recolhidos. A ação preventiva da Prefeitura de Mogi das Cruzes percorreu todas as regiões da cidade desde o início do ano, retirando objetos que, descartados de forma inadequada, poderiam causar transtornos à população e colaborar para a ocorrência de enchentes.

Mogi das Cruzes: Operação Cata-Tranqueira finaliza primeira fase de 2012 com 151 toneladas recolhidas


230412-catatranqueira-intO trabalho será retomado no dia 5 de maio, com o início da segunda fase do projeto, em que todos os bairros serão novamente visitados pelas equipes de limpeza pública. O cronograma desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos especifica que cada região da cidade seja visitada três vezes por ano pela Operação Cata-Tranqueira.
“A Operação Cata-Tranqueira faz parte das ações rotineiras da Secretaria e é um esforço da Prefeitura para diminuir o descarte irregular dos materiais nos rios e córregos. Este comportamento acaba provocando enchentes e alagamentos, prejudicando quem mora ou trabalha em algumas regiões da cidade”, descreve o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.
Na primeira fase da Operação Cata-Tranqueira, os maiores índices de materiais descartados foram registrados em 24 de março, com 32 toneladas recolhidas na região dos bairros Vila Natal, São João e Bertioguinha, e no dia 25 de fevereiro, com 31 toneladas, no trecho formado por locais como Vila Rubens, Ponte Grande, Vila Lavínia, Vila Cléo, Jardim Aracy e Rodeio.
Na Operação Cata-Tranqueira, moradores podem descartar todo tipo de material inservível, menos entulho de construção civil e lixo doméstico. Os funcionários da empresa responsável pela limpeza pública recolhem o material, que é enviado para a Secretaria de Serviços Urbanos, onde é feita uma análise sobre o que pode ser reaproveitado. O que não tiver utilidade é encaminhado posteriormente para aterros licenciados.
Segunda fase
As atividades da Operação Cata-Tranqueira serão retomadas no dia 5 de maio, com o atendimento aos bairros Jundiapeba, Nova Jundiapeba e Real Parque Jundiapeba. A partir das 7 horas, as equipes da empresa responsáveis pela limpeza pública em Mogi das Cruzes percorrerão as ruas recolhendo os materiais, que devem ser deixados pelos moradores nas calçadas.

“Realizar a Operação Cata-Tranqueira durante todo o ano é um trabalho preventivo importante para que, quando voltarmos ao período de chuvas mais intensas, Mogi das Cruzes não enfrente problemas de alagamentos causados pela obstrução de cursos d’água ou equipamentos de drenagem causados por estes equipamentos”, lembrou o secretário.
A programação para esta etapa prevê o atendimento de toda a cidade em 15 finais de semana, até o dia 11 de agosto. Durante a semana que antecede o trabalho em cada bairro, são entregues avisos aos moradores para que eles possam separar os materiais e objetos a serem descartados.
Ecopontos
Além da Operação Cata-Tranqueira, a cidade também possui dois ecopontos. Um na avenida Júlio Perotti, na divisa entre Cezar de Souza e o bairro do Socorro, e outro na avenida Maurílio de Souza Leite, no Parque Olímpico. As unidades funcionam de segunda a sábado, das 8 às 18 horas, e recebem material potencialmente reciclável, exceto móveis velhos. Mesmo entulho de construção civil pode ser descartado pela população, desde que obedecida a quantidade máxima de um metro cúbico por pessoa ao dia. (LM)

 

Secom Mogi das Cruzes

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região