Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Mogi das Cruzes: Semae inicia trabalho de recadastramento digital das redes de água e esgoto
Mogi Das Cruzes

230412-semae-int

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) realizará, nos próximos 18 meses, um trabalho de recadastramento digital de 1,3 mil quilômetros de redes de água e esgoto em toda a cidade. Nesta segunda-feira (23/04), os técnicos da empresa Planal, que fará o serviço, realizaram uma reunião com os funcionários do Semae e detalharam como será a ação. Na prática, o recadastramento vai oferecer um banco de dados atualizado sobre a rede e facilitará as ações de campo da autarquia.

Mogi das Cruzes: Semae inicia trabalho de recadastramento digital das redes de água e esgoto


230412-semae-int“É um investimento que vai modernizar nosso banco de dados e resultará em mais agilidade na prestação dos serviços ao cidadão mogiano, além de um aumento na segurança e na precisão das ações dos nossos funcionários quando estiverem nas ruas”, explica o diretor-geral do Semae, Marcus Melo, acrescentando que o recadastramento proporcionará tanto um mapa atualizado da rede como a realização de cálculos hidráulicos importantes na manutenção e ampliação dos serviços oferecidos aos consumidores. O Semae investirá R$ 1,3 milhão no trabalho.
O diretor da Planal, engenheiro Luiz Henrique Araújo, esteve nesta segunda no Semae e apresentou o plano de trabalho aos técnicos da autarquia. Ele detalhou que o trabalho permitirá identificar detalhes como a composição da tubulação – metálica ou PVC – , diâmetro, ângulos, além de pontos de redução ou aumento de pressão. “Teremos uma precisão de menos de 10 centímetros, o que será muito importante para o trabalho diário da autarquia”, explicou.
As equipes da Planal percorrerão a cidade com um equipamento chamado georadar – que identificar as tubulações no subsolo, sem a necessidade de abrir o piso. Araújo afirmou que serão utilizados entre 16 e 18 funcionários e adiantou que já está contratando funcionários mogianos. “É uma ferramenta que estamos ajudando a implantar em cidades como Campinas, Joinville e Indaiatuba, entre outras”, explicou.
Na prática, segundo ele, quando uma equipe do Semae estiver em uma rua da cidade para realizar a manutenção, poderá saber, com grande precisão, o local onde será necessário fazer uma escavação: “Eles sairão daqui sabendo, por exemplo, que o cano está a 1,57 metro de distância da guia, além de informações como a existência de canos de telefonia ou gás nas proximidades, bem como de registros de água”, detalhou o diretor-técnico do Semae, engenheiro José Miguel Ackel Neto.
Ele lembra também que, nesses casos, o software calcula imediatamente os registros que precisam ser fechados para a operação. Além disso, de acordo com Ackel, o programa também permite a realização de simulações hidráulicas, dando informações sobre pontos onde seria interessante a instalação de registros, pontos de maior ou menor pressão.
“Nós já temos uma boa base dados digital, mas, com esse recadastramento, haverá mais informações disponíveis e poderemos inclusive planejar ações com o apoio do programa. É um avanço muito significativo, que trará benefícios para todos”, finaliza Ackel Neto. (MAS)

 

Secom Mogi das Cruzes

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região