Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Ônibus de linhas intermunicipais têm trajetos alterados na região central de Mogi das Cruzes
Mogi Das Cruzes

270410-onibus-int

Os ônibus das linhas intermunicipais da EMTU que trafegavam pela avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco tiveram alterações em seus itinerários devido à inauguração do Terminal Central, que acontecerá neste sábado (01/05). Os veículos que descem a rua Ricardo Vilela seguirão agora pela avenida Governador Adhemar de Barros e acessarão a avenida Fernando Costa na altura da praça dos Imigrantes.

 

Ônibus de linhas intermunicipais têm trajetos alterados na região central de Mogi das Cruzes

270410-onibus-int"Com a inauguração do Terminal Central, teremos um aumento do movimento de ônibus naquela região do Centro e o percurso dos ônibus intermunicipais no trajeto que era feito traria problemas à fluidez", explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada. No trajeto anterior, os ônibus viravam na rua Tenente Manoel Alves dos Anjos para chegar à avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, de onde acessavam a Fernando Costa.
Com a mudança de itinerário, o ponto localizado na avenida Governador Adhemar de Barros próximo ao início da rua Tenente Manoel Alves dos Anjos foi alterado para as proximidades do cruzamento da via com a rua Presidente Campos Sales. "Esta alteração foi necessária para evitar um estrangulamento no trânsito da região, já que, com a parada dos ônibus para embarque e desembarque de passageiros, sobraria apenas uma faixa para os outros veículos trafegarem, o que geraria reflexos não só na Adhemar de Barros, como nas ruas Doutor Ricardo Vilela e Cabo Diogo Oliver", disse o secretário.
O novo ponto, próximo à rua Presidente Campos Salles, também deve ser utilizado pelos passageiros que utilizavam os pontos da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco próximo à ponte sobre o ribeirão Ipiranga e em frente à Igreja Universal. Já quem utilizava o ponto em frente ao Pró-Mulher tem a opção de se dirigir à parada localizada em frente ao Colégio Rondon, na avenida Fernando Costa.
"Foram destacados funcionários para informar aos passageiros dos ônibus intermunicipais sobre as mudanças. É importante citar que os novos pontos de parada a serem utilizados estão próximos aos antigos, em uma distância de, no máximo, três quarteirões", disse Nakaharada. (LM)

 

logo_sim A partir do dia 2 de maio, entrará em operação o Sistema Integrado Mogiano (SIM) que promoverá uma revolução completa no transporte coletivo de Mogi das Cruzes. O sistema contará com novos terminais de ônibus, coletivos zero quilômetro equipados com GPS, quase 100% da frota adaptada com elevadores para transporte de pessoas com deficiência e bilhetagem eletrônica para permitir a integração total das linhas.


O Terminal Central, cuja inauguração está prevista para o dia 1º de maio, foi projetado especialmente para proporcionar total conforto ao usuário do transporte coletivo. As baias terão cobertura e o antigo prédio da NGK, que está sendo restaurado para conservar a memória da cidade, terá serviços como o PAC, sanitários, revistaria, lanchonete e a loja da Mogi Passes, onde será possível carregar ou adquirir o bilhete eletrônico. Para facilitar a vida do usuário, o Terminal terá um grande monitor, informando os horários de partida dos ônibus.

Já o Terminal Estudantes também passará por uma ampla reforma, cujo processo está em licitação. O serviço deve ser iniciado no início do segundo semestre deste ano. O local ganhará cobertura nos pontos de ônibus, sanitários e estrutura adequada para receber os passageiros com conforto. "Como o local possui espaço físico suficiente, não será preciso interromper os serviços no local. A revitalização poderá ser feita com o terminal em funcionamento", explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.

 

Integração

A cidade foi dividida em oito regiões diferentes, de acordo as principais avenidas percorridas pelos ônibus. O usuário poderá fazer a integração com o bilhete eletrônico (cartão SIM) para qualquer ponto da cidade, menos para voltar para seu bairro ou região.

Clique aqui para baixar a cartilha

lcartilha O prazo para fazer a integração é de 60 minutos a partir do momento em que o ônibus chegar a um dos terminais. Quem vem de Jundiapeba, por exemplo, que é região 1, não poderá integrar com nenhuma linha que pertença a esta região. Mas, estará liberado para integrar com todas as outras regiões da cidade. "Ou seja, quem descer do ônibus antes dele chegar ao terminal, terá um prazo ainda maior para integrar, já que o tempo só começa a ser contado a partir da chegada do ônibus", explica o secretário.
Se o usuário não souber a qual região pertence a linha, basta prestar atenção ao letreiro do ônibus. A primeira identificação é a letra C ou E, que identifica se o veículo tem parada no terminal Central ou Estudantes. Depois vem a numeração de 1 a 8, que identifica as regiões da cidade. Os números restantes no letreiro apenas identificam o número da linha e não interferem na integração.

Para fazer o percurso entre os dois terminais, a Secretaria de Transportes manterá duas linhas circulares, que passarão pelo terminal Mogilar, que será desativado até 1º de junho, Hospital Luzia de Pinho Melo, Pró Criança, e outros pontos de interesse. "É importante ressaltar também que o passageiro também poderá sair do Terminal Central, pegar o circular e de lá o ônibus para outra região da cidade pagando apenas uma passagem, ou vice-versa", esclarece a diretora de Transportes, Miriam Carrasco Benites.

 

Cartão
O cartão SIM não terá custo e o usuário poderá solicitá-lo nas lojas da Mogi Passes e no Terminal Central. Em breve, depois da reforma, o Terminal Estudantes também oferecerá o serviço. Mas, é importante ressaltar que os bilhetes eletrônicos atuais continuam valendo. "Só precisa fazer o novo cartão, quem não tem ou perdeu o atual bilhete eletrônico. Não há custo algum para o usuário, que poderá carregar quantos créditos quiser", acentua Miriam.
O cartão SIM pode ser adquirido na Mogi Passes, localizado na Rua Dr. Deodato Wertheimer nº 999. A partir do dia 1º de maio, um novo posto será inaugurado no Terminal Estudantes. Para fazer a recarga do cartão, o usuário conta atualmente com 15 postos espalhados pela cidades, que podem ser encontrados acessando a Cartilha Ande Fácil Mogi. Para mais informações, acesse o site da Mogi Passes (www.mogipasses.com.br) ou entre em contato pelo telefone (11) 4791 7777.

 

Linhas
A implantação do SIM obrigará algumas mudanças nas linhas de ônibus. A partir da entrada em vigor do novo sistema, todos os itinerários passam a ter como parada os terminais Central ou Estudantes. O Terminal Francisco Nogueira será desativado, mas parte das linhas continuará passando pelo local. As linhas do Terminal Mogilar serão transferidas gradativamente para os terminais Central e Estudantes.
1ª Etapa - a partir de 2 de maio
2ª Etapa - a partir de 15 de maio
3ª Etapa - a partir de 1 de junho

Clique aqui para baixar o mapa de linhas

 

Secom Mogi das Cruzes

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região