Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Praia Grande: Debate sobre Ética abre Semana de Enfermagem e Serviço Social

Com o tema “A Integralidade do Cuidar”, a IV Semana de Enfermagem e Serviço Social do Complexo de Saúde Irmã Dulce de Praia Grande foi aberta pelo superintendente-adjunto, Francisco Jaimez Gago, na segunda-feira (15), no anfiteatro do hospital.

Praia Grande: Debate sobre Ética abre Semana de Enfermagem e Serviço Social

Participaram da abertura o diretor de Enfermagem, Adilson Teixeira; o assistente da Diretoria Técnica, Airton Gomes; o médico Manoel Nunes Cardoso Neto, coordenador das equipes cirúrgicas; a gerente de Ensino e Pesquisa em Enfermagem, Sônia Angélica Gonçalves; e a assistente social Rita de Cássia Rocha.

Ao abrir a solenidade, Teixeira abordou a importância do evento, que já é realizado há quatro anos. “Mostra-se de grande valor ao revelar o quanto não se faz o trabalho de Enfermagem sozinho, mas de forma interdisciplinar”, destacou.

Representando o Serviço Social do complexo, que se compõe do Hospital Municipal e Pronto-socorro Central e é gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC), Rita de Cássia destacou a parceria entre assistentes sociais e enfermeiros para aprimorar a atenção aos usuários. “Com quatro profissionais, o Serviço Social do complexo prioriza a excelência no atendimento às demandas individuais e comunitárias”, disse.

Na palestra de abertura, a enfermeira Danielle Ginsicke, primeira-tesoureira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), discorreu sobre “Ética”, a um público de cerca de 100 pessoas, formado por profissionais e estudantes de saúde. Legislação da categoria e atribuições dos órgãos de classe foram abordadas, bem como fiscalização. “Precisamos fiscalizar, sim. Temos que proteger a sociedade e nós mesmos dos maus profissionais”, enfatizou.

Detalhando como funciona o processo ético, que começa com uma denúncia ao conselho e pode culminar na cassação do direito de exercício da profissão, Danielle observou que, quando o profissional erra, deve-se apurar a falha e garantir espaço para defesa, que se fundamenta em anotações e outros registros de procedimentos.

Vocação foi outro aspecto ressaltado pela palestrante, mas ela destacou que o êxito profissional depende de outros fatores. “Nessa profissão, devemos servir ao coletivo, não só com carinho e afeto, mas com ciência e técnica. Hoje temos que pensar muito em vocação, conhecer legislação profissional, competências e limites legais, e se atualizar, sempre”, frisou.

Programação - O evento prossegue até quinta-feira (17). Quarta-feira (16), a discussão é voltada ao Serviço Social, com a mesa-redonda “Construindo a Relação e o Diálogo com a Família”, coordenada pela assistente social Renata Carvalho e pelas psicólogas Vanessa Monteiro Bizzo e France Matos de Oliveira, às 9 horas.

Experiências bem-sucedidas serão apresentadas no último dia de evento (17). Às 9 horas, a enfermeira Josefa Cavalcante, coordenadora da Clínica Médica e Psiquiatria, e a psicóloga France Matos apresentarão “Programa ABC do Acompanhante: Relato de Experiência”, sobre o projeto de apoio e orientação aos acompanhantes de pacientes na Clínica Médica, no primeiro andar, a maior do Hospital Municipal Irmã Dulce.

Às 10 horas, a enfermeira Adriana Colucci, do Pronto-socorro Central, discorrerá sobre o sistema “Acolhimento com Classificação de Risco”. O hospital fica na Rua Dair Borges, 550, bairro Boqueirão.

 

Secom Praia Grande