Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
SAMU de Praia Grande faz mais de 100 atendimentos por dia

Desde que passou a funcionar em Praia Grande, equipes do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) perderam as contas de quantas vidas salvaram em suas ações. Conforme os socorristas, todos os dias são atendidas mais de 100 pessoas.Nos casos de parada respiratória ou cardíaca, os pacientes são ressuscitados antes de chegarem ao hospital. Antes, para terem esta sobrevida, era preciso esperar a chegada ao pronto-socorro, tempo que quase sempre inviabilizava os procedimentos de reanimação.

SAMU de Praia Grande faz mais de 100 atendimentos por dia

De acordo com o chefe de Seção do SAMU 192 – Regional Litoral Sul, Gerson Claudino, a rapidez no atendimento e a qualificação dos profissionais envolvidos no socorro de urgência colaboram com os bons resultados obtidos. “Não é somente chegar e levar para o pronto-socorro, como se fazia anteriormente. Agora, o pronto-socorro é que vai até o paciente, já que temos médicos, enfermeiros e demais socorristas preparados para qualquer situação”, disse.

Em uma situação recente, segundo Claudino, ao atender um chamado para uma idosa que teve parada respiratória, as equipes agiram rápido e salvaram a vida da paciente. “Ela já estava praticamente morta, sem pulso. Se fosse como antes de haver o SAMU, o tempo que se levaria para que a senhora chegasse ao PS já seria tarde e dificilmente ela sobreviveria. Situações assim têm se repetido várias vezes na semana”, destacou.

Além de socorro a vítimas de maus súbitos, o treinamento das equipes envolvem técnicas de resgate a vítimas de acidentes de trânsito e afogamentos. Todos os mais de 60 profissionais têm qualificação especial com capacitações sobre Suporte Básico de Vida (SBV). Nesta semana, acontece uma capacitação sobre avaliação e imobilização de vítimas.

Um dos maiores problemas enfrentados pelos socorristas é a grande demanda de chamados. Por mês, são registrados uma média de 2.800 atendimentos, o que pode ser comparado ao período de fim de ano, quando a população chega a ser de mais de um milhão. As ocorrências que mais motivam solicitações de ambulâncias são os acidentes de trânsito e a causa comum é a alta velocidade, que ocasiona resgates mais complicados e que põem mais em risco a vida das vítimas.

Os treinamentos com simulações de socorro serão realizados às terças e quartas-feiras, das 9 às 17 horas, na base do SAMU,que fica na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis (altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega), no bairro Samambaia. A capacitação será ministrada pelo médico Amir Bahmad, coordenador geral do Sistema Regional – LitoralSul.

 

Secom Praia Grande