Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Fundo Social de Suzano abre inscrições para oficina Colcha de Retalhos nesta segunda (16/4)

A partir de segunda-feira (16/4), estarão abertas no Fundo Social de Solidariedade (Fuss) da Prefeitura de Suzano as inscrições para a Oficina Colcha de Retalhos, que ensina técnicas de patchwork (reunião de peças de tecidos de várias cores, padrões e formas, costuradas entre si, formando desenhos geométricos). Em sua sexta edição, o projeto mais uma vez oferecerá aulas específicas para o aprendizado da confecção de bolsas e de colchas.

Fundo Social de Suzano abre inscrições para oficina Colcha de Retalhos nesta segunda (16/4)

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Fuss (rua Baruel, 501, 2º andar – Centro ou pelo telefone 4745-2195 e 4759-2265), até que as vagas se esgotem. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Neste ano as oficinas de colchas e bolsas serão realizadas nas dependências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo, no Centro da cidade, de 7 de maio a 6 de junho. Os cursos terão duração de três dias para confecção de colchas e dois dias para bolsas.

Serão oferecidas 120 vagas para a oficina de colchas, em 10 turmas e outras 80 vagas para confecção de bolsas divididas em oito grupos. Quem se inscrever poderá optar pelo período da manhã (das 9h às 11h) ou da tarde (das 14h às 16h). Confira calendário abaixo.

Os participantes recebem instruções de profissionais especializados para desenvolverem seus trabalhos artesanais e uma apostila especialmente feita para o curso. Cada grupo ganha um kit com os materiais de costura, para colocar em prática o que foi aprendido. As colchas confeccionadas concorrerão na oitava edição do Concurso Colcha de Retalhos.

A Oficina Colcha de Retalhos está entre as três que o Fundo Social promove todos os anos e tem o objetivo de oferecer alternativas de renda e estimular o trabalho cooperativo. As outras oficinas realizadas pelo Fuss são a Fábrica de Chocolate, que ensina o preparo de chocolate artesanal, realizada no mês que antecede a Páscoa, e a Padaria de Natal, que apresenta técnicas de panificação artesanal, em novembro.

Concurso

Também estarão abertas a partir de segunda-feira (16/4) as inscrições para o 8º Concurso Colcha de Retalhos.

Como nos anos anteriores, os participantes devem confeccionar uma colcha de retalhos feita em grupos de no mínimo três e no máximo 20 pessoas, representantes de escolas, clubes, entidades, associações, comunidades religiosas, grupos de amigos, vizinhos, entre outros. As inscrições deverão ser feitas até o dia 6 de junho, também no Fuss.

Cada grupo poderá participar com uma ou mais colchas no concurso. Não há um tema específico para os trabalhos, mas é necessário que as colchas tenham tamanho de no mínimo 1,80 metro por 2,00 metros e utilizem retalhos de tecidos em formas geométricas variadas (como triângulo, círculo e quadrado) e técnicas artesanais como crochê, tricô, fuxico, bordado, pintura e tear. Todas as colchas apresentadas, independentemente das técnicas utilizadas, têm de ter condições de uso (conforto, forro e bom acabamento de costura).

Todas as colchas entregues até o dia 11/6 serão avaliadas por uma comissão julgadora, nos quesitos criatividade, técnica e trabalho em grupo. As três primeiras colocadas de cada categoria serão premiadas no encerramento do 2º Festival de Patchwork Solidário que será realizado de 14 a 16 de junho.

Mais informações sobre a Oficina Colcha de Retalhos e o Concurso Colcha de Retalhos podem ser obtidas no Fundo Social de Solidariedade (Fuss) pelos telefones 4759-2265 e 4745-2195.

Oficina Colchas de Retalhos

Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo (rua General Francisco Glicério, 1.334 - Centro)

 

 

Oficina de Colchas

Período

Nº de Vagas

7,8,9 maio

Manhã

12

Tarde

12

14,15,16 maio

Manhã

12

Tarde

12

21,22,23 maio

Manhã

12

Tarde

12

28,29,30 maio

Manhã

12

Tarde

12

4,5,6 de junho

Manhã

12

Tarde

12

TOTAL DE VAGAS

120

 

Oficina de Bolsas

Período

Nº de Vagas

10 e 11 de maio

Manhã

10

Tarde

10

17 e 18 de maio

Manhã

10

Tarde

10

24 e 25 de maio

Manhã

10

Tarde

10

31 de maio e 1º de junho

Manhã

10

Tarde

10

TOTAL DE VAGAS

80

 

Secom Suzano

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região