Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Prefeito de Suzano ministra aula em Semana de Enfermagem da UBC

Palestra11

O prefeito Marcelo Candido ministrou, na noite de segunda-feira (7/5), uma aula para cerca de 200 alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Braz Cubas (UBC), durante a abertura da IX Semana de Enfermagem, que reúne uma extensa programação de debates e palestras até sexta-feira (11/5).

Prefeito de Suzano ministra aula em Semana de Enfermagem da UBC

Palestra11A convite dos organizadores, o prefeito de Suzano falou sobre o papel do profissional de enfermagem no sistema público de saúde. Candido explorou a complexidade do Sistema Único de Saúde ante às diversidades de um país de dimensão continental como o Brasil.

Candido exaltou a singularidade do modelo no mundo, que se propõe a garantir saúde como direito universal. “No Japão, só recebe atendimento quem paga pela saúde. Nos Estados Unidos, ao chamar para o Estado a responsabilidade do acesso da população à saúde, houve uma verdadeira grita no Congresso. O Brasil é o único país que supõe a universalidade desse direito, que somente não é pleno por sofrer fortes pressões de setores da saúde que defendem esse bem como negócio”, disse o prefeito de Suzano, ao lembrar que até mesmo pessoas que possuem convênio particular são atendidas pelo SUS.

O prefeito também valorizou a Unidade Básica de Saúde como ordenadora do sistema de saúde e do profissional de enfermagem para mudar a cultura centrada no médico ainda presente na sociedade. Ao enfatizar a participação destes profissionais para o avanço da prevenção e promoção de saúde, Candido falou sobre a adesão de Suzano em 2005 à Estratégia Saúde da Família, desenvolvida a partir dos extremos do município, paralelamente à expansão da rede de atenção básica e a construção de uma rede complementar. “Quem faz saúde não é apenas o médico, mas toda a equipe da atenção básica. Saúde se faz em casa também”, salientou, ao falar da importância do papel educativo que assume cada profissional do sistema público.

Ao falar dos desafios enfrentados em Suzano, o prefeito citou a falta de leitos públicos, a decisão de intervir na Santa Casa de Suzano em 2009, o fechamento de dois hospitais privados em 2010 (que elevaram em 25% a demanda do Pronto-socorro Municipal) e o arrendamento, pela Santa Casa, do prédio de um dos serviços fechados. “Sou radicalmente favorável ao aumento do financiamento do SUS para melhorar a qualidade. No entanto, é preciso que recurso público seja direcionado ao serviço público”, defendeu.

Na opinião de Nereida Lozano, secretária de Saúde de Salesópolis, que também integrou a mesa, a saúde se Suzano se tornou uma marca da gestão. A aula foi elogiada por alunos e professores da Faculdade de Enfermagem. “A formação acadêmica está mudando. Está hoje baseada na prevenção”, disse a professora Sheila Tosta, ao elogiar a aula do prefeito de Suzano. Tosta também salientou a importância dos graduandos se politizarem para mudar o perfil do SUS, “por serem parte dele”.

O prefeito recebeu os parabéns dos alunos e professores e entregou alguns exemplares do Caderno do SUS, publicação que resgata a organização do sistema de saúde na cidade.

A Semana de Enfermagem, coordenada pela professora Maria Helena Barreto, reuniu também na mesa de segunda-feira, a vereadora de Salesópolis Deise Correa Duque, o professore Marcelo Chanes e o graduando em Enfermagem Bruno Cezar de Santana, representante do grupo de alunos que ajudou a organizar o evento.

Foto: Wanderley Costa

Secom Suzano

 

Receber Noticias por email

Cadastre seu email no campo abaixo

 

Ultimas publicações da região