Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Sexta, 11 Maio 2012 01:34

Arujá: Formatura de turmas do Proerd lota ginásio do Rincão

Rate this item
(0 votes)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar há mais de 15 anos, promoveu nesta quinta-feira (10/05) a cerimônia de formatura das primeiras turmas deste ano em Arujá e Santa Isabel. O evento aconteceu no ginásio municipal de Esportes Antonio Carlos Mendonça, no Jardim Rincão, que ficou lotado de educadores, autoridades, alunos e familiares de dez escolas municipais.

Arujá: Formatura de turmas do Proerd lota ginásio do Rincão

O Proerd é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e integra o projeto “Arujá Semeando Valores”. O objetivo é prevenir que crianças e adolescentes se envolvam com o mundo das drogas.

Os cursos têm ao todo dez aulas, que são aplicadas uma vez por semana, durante aproximadamente três meses. Entre os temas abordados estão autoestima, controle das tensões e civilidade; além de técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Além dos certificados, vários alunos que se destacaram nos cursos e outros que fizeram as melhores redações também foram premiados com medalhas. As escolas que abrigaram as aulas do Proerd foram EMEF Bairro do Retiro, Escola Estadual Professor Esli Garcia Diniz, EMEF Teiji Kita (Santa Isabel), EE Maria Isabel Neves Bastos, EM Amadeu de Angelis, EM Professora Hermínia Araki, EM Maria Aparecida Restivo Peres, EM Sidonia Nasser do Prado, EM Dalila Franco Garcia da Silva e EM Eufly Gomes.

O prefeito Abel Larini e o comandante do do 31º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Antonio de Melo Belucci, estiveram no evento, que contou ainda com as presenças dos presidentes da Câmara Municipal de Arujá, Reynaldo Gregório, e de Santa Isabel, Silvio Adriano, das secretarias municipais de Educação de Aruja, Maria Goretti Alencar Aguiar, e de Santa Isabel, Sonia Maria de Paula Geraldo, entre outras autoridades.

Valores

Para Maria das Graças Macedo Meneses Dantas, professora do 5º ano da EM Hermínia Araki, o Proerd é fundamental e muito importante: “O programa trata da violência, e não somente a violência física, e drogas. Os policiais ensinam de forma prática e com conhecimento de causa. As crianças mudam as atitudes para melhor”.

A secretária municipal de Educação, Maria Goretti Alencar Aguiar, enfatiza que o Proerd é o principal parceiro da Secretaria de Educação no Programa Arujá Semeando Valores: “Ele trata com muita eficiência de assuntos importantes na construção da identidade dos nossos alunos”.

O comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Antonio de Melo Belucci, destacou que o objetivo do Proerd é mostrar que o caminho das drogas não tem futuro: “Conscientizar as crianças, mostrar noções de cidadania, é o que falta no mundo de hoje”.

Para o prefeito Abel Larini, que mais uma vez participou da programação, os valores transmitidos pelo programa estão intimamente relacionados com a questão da cidadania: “Percebo, nessa vivência, que educação é tudo. A educação faz as pessoas descobrirem o que é cidadania”.

 

Secom Arujá

Read 460 times Ultima modificação Sexta, 11 Maio 2012 05:54
Banner