Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Terça, 22 Maio 2012 00:27

Cubatão: Rede da Diversidade Cultural tem início em Cubatão com cursos gratuitos

Written by 
Rate this item
(0 votes)

Dia 21 de maio é comemorado o dia Mundial da Diversidade Cultural. A data é resultado do reconhecimento da Organização das Nações Unidas, no qual a ONU reafirma que a diversidade de culturas encontra-se ameaçada em todo o planeta. Existe até mesmo uma Declaração Universal da Unesco sobre a Diversidade Cultural, adotada em 2001. E esse será um dos assuntos abordados no primeiro curso da Rede da Diversidade Cultural, recém- implantada em Cubatão.

Cubatão: Rede da Diversidade Cultural tem início em Cubatão com cursos gratuitos

A oficina “Cultura, Diversidade e Desenvolvimento” acontece de 24 a 26/5, no Centro de Educacional Unificado, o CEU (Rua Assembléia de Deus, 65). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.observatoriodadiversidade.org.br. Dedicado ao estudo dos conceitos da Diversidade Cultural, a oficina discute, também, o sentido da Convenção Internacional sobre a Proteção e Promoção das Culturas, além de abordar de que maneira essas manifestações influenciam o desenvolvimento local e regional, seja música, dança, literatura, artes plásticas ou qualquer outro segmento.

A oficina será ministrada por Ana Paula do Val, especialista em Políticas Culturais, Artes e Tecnologia. Graduada pela Escola de Belas Artes de Frankfurt (Alemanha), Ana Paula também estou na França e é a pesquisadora responsável pelo mapeamento sociocultural da zona sul de SP. No curso, os alunos farão um painel sobre os principais aspectos locais ligados à Diversidade Cultural. As aulas serão realizadas nos dias 24 e 25/5 das 19h às 22h, e no sábado, 26, das 9h às 17h. O curso é realizado pelo ODC – Observatório da Diversidade Cultural, produzido pela Mina Cultural, conta com patrocínio da Usiminas e apoio do ProAC/ICMS e Secretaria de Cultura de Cubatão.

O ODC realizará várias oficinas e palestras até o fim do ano. A próxima acontece dias 1 e 2/6 e traz o tema “Leitura, Escrita e suas mediações”. Dias 29 e 30/6 será “Processos criativos com palavra e imagem”. A inscrição para os cursos poderá ser feita até uma semana antes do início das aulas.

Outras atividades - Durante vários meses, artistas, agentes culturais, arte-educadores, comunicadores e pesquisadores serão abastecidos por uma série de ações de fortalecimento da Cultura local. Tudo isso pensando na implantação de ações artísticas que podem mudar a realidade de uma comunidade. Além dos cursos, a cada dois meses serão realizados fóruns para a troca de experiências, avaliação de ações, criando, produzindo e realizando eventos. No mês de agosto, por exemplo, terão a oportunidade de promover um Mutirão Cultural nas comunidades, com diversas manifestações artísticas presentes (música, dança, artesanato, cultura popular, teatro etc).

De acordo Welington Borges, secretário de Cultura, a intenção é proporcionar aos agentes culturais uma melhor qualificação nos diversos segmentos. “Temos certeza de que o resultado de todo o processo ampliará a visão do participante que poderá utilizar diversos outros instrumentos na realização de seus projetos”, afirma.

Texto: Morgana Monteiro

Secom Cubatão

Read 562 times Ultima modificação Terça, 22 Maio 2012 04:39
Banner