Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Sexta, 11 Maio 2012 02:04

Cubatão: Saúde da População Negra é tema de seminário

Written by 
Rate this item
(0 votes)

A Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica, ligada à Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social da Prefeitura de Cubatão, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Cubatão e o Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista, organizará na próxima segunda-feira, 14/05, o I Seminário Técnico de Saúde da População Negra, das 8h30 às 13h00, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº).

Cubatão: Saúde da População Negra é tema de seminário

A Saúde da População Negra, como um campo de estudo específico, vem se constituindo nas últimas décadas. No entanto, não está ainda consolidada como um conjunto firme de diretrizes e metas na Política Nacional de Saúde. Desta forma, a maioria dos gestores e técnicos da saúde, assim como os usuários, ainda conhecem pouco sobre o assunto. É eixo estratégico para a superação do racismo e garantia de promoção da igualdade racial, desenvolvimento e fortalecimento da democracia.

Segundo o coordenador Especial de Igualdade Racial e Étnica, Júlio Evangelista Santos Júnior, Cubatão vem construindo uma Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial – PPIR, por meio do diálogo intersetorial e seguindo a estratégia de implementação das ações afirmativas, a partir sobretudo de 2011. “Política esta que possui na saúde um dos seus pilares, estando em trâmite o lançamento de um Plano Municipal de Igualdade Racial – Plamapir Cubatão”, afirma.

Programação

8h30 às 9h – Credenciamento

9h – Abertura institucional

9h15 às 9h30 – Intervenção musical do Grupo de Cultura Popular Zabelê

9h30 às 10h  – Homenagem aos 4 anos do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista – CTSPNRMBS / DRS IV

10h às 11h – Painel “Saúde da População Negra: conjuntura e perspectivas” – Participantes: Marise Borges dos Santos Barbosa – Coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista; Tânia Guimarães – Comitê Institucional Quesito Cor da Fundação Casa SP; Dr. Wilson Sabino - Pesquisador, professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Região Metropolitana da Baixada Santista.

11h05min – Perguntas e Debate

11h45min – Intervenção Poética “ Meu Grito de Liberdade” com, Eládio Ferreira Mota, poeta negro

DO DIREITO À SAÚDE

Art. 6o O direito à saúde da população negra será garantido pelo poder público mediante políticas universais, sociais e econômicas destinadas à redução do risco de doenças e de outros agravos. (recorte do Estatuto da Igualdade Racial - Lei federal nº 12.288/2010).

 

Texto: Jorn. Marivaldo Rosa

Secom Cubatão

Read 381 times Ultima modificação Sexta, 11 Maio 2012 05:45
Banner