Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Quarta, 16 Maio 2012 01:09

Teatro do Oprimido em Cubatão abre programação regional da luta contra manicômios

Written by 
Rate this item
(0 votes)

Apesar da chuva, Cubatão fez sua parte na programação regional da luta antimanicomial. A passeata programada para a última segunda-feira, 14/5, foi substituída por uma pequena carreata, saindo do Caps - Centro de Atenção Psicossocial (Av. D. Pedro II, 563 – Vila Nova) em direção ao Bloco Cultural, no Centro da cidade, onde usuários da Saúde Mental promoveram uma tarde cultural e repleta de reflexões. Cerca de 50 pessoas assistiram e tiveram a oportunidade de interagir no Teatro do Oprimido.

Teatro do Oprimido em Cubatão abre programação regional da luta contra manicômios

A encenação permite que o público sugira e depois remonte determinada cena, sempre se colocando na condição da personagem vítima da opressão. Com isso, a reflexão é estimulada e surgem diversas possibilidades de soluções para o mesmo conflito. No espetáculo apresentado, o tema foi o alcoolismo, sendo o marido escravo do vício e agressor da esposa e filho. Na sequência, algumas músicas foram apresentadas pelo coral formado por usuários do Serviço de Saúde Mental de Cubatão e uma roda de conversa foi realizada como atividade de integração e formação de vínculos.

A programação regional pelo 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial e também Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes, prossegue até o dia 25 (abaixo). As atividades deste ano uniram os segmentos da Saúde Mental e dos Direitos Humanos sendo justificada pelo retorno à mídia de temas como internações involuntárias e a defesa pela segregação como medidas de intervenção nos casos de uso abusivo de álcool e drogas. O quadro, segundo afirmam os gestores, reforça pressões políticas e econômicas e pode causar retrocessos na luta antimanicomial.

No documento em que divulgam as atividades integradas, formulam questionamentos com o objetivo de estimularem a reflexão social. Como articular questões que envolvem o uso abusivo de drogas às lutas tradicionais pela desinstitucionalização de pessoas com sofrimento psíquico e a defesa dos direitos de crianças e dos adolescentes? A questão é apontada como o norte da programação regional integrada.

Com essa união de esforços para registrar e comemorar estas duas importantes lutas sociais, esperam estimular a articulação entre os seus protagonistas, a partir de uma avaliação da conjuntura atual e do levantamento de seus desafios e possibilidades.

Data: 17 de maio – quinta-feira - Santos

Horário: 14 hs às 18 hs

Local: Emissário Submarino

Programação: Atividades culturais “Mente aberta: construindo a inclusão”

14:00 – Abertura

14:30 – Dança de Rua e Ritmos brasileiros - Secretaria de Cultura.

15:30 – BatuCAPS - SV e Nó no samba – Unifesp-BS

16:30 – Apresentação de Rap e Grupo de Dança de Rua

17:00 – Teatro do Oprimido e Oficina de Música – Senat

18:00 – Encerramento

Atividades artísticas concomitantes: Oficinas lúdicas para crianças, Estátuas vivas e apresentação de performace radical de instrutores de skate e bicicross.

Data: 18 de maio – sexta-feira - São Vicente

Horário: 9 hs

Local: Sest / Senat. Praça Adalberto Panzan, nº. 151, Cidade Náutica III, São Vicente, SP

Filme com debate: Lixo Extraordinário. Documentário dos diretores João Jardim e Karen Halley sobre o trabalho do artista plástico Vick Munis.

Horário: 14 hs às 18 hs

Local: Centro de Convenções.

Proposta interativa Labirinto de Espelhos, Imagens históricas e atuais da transformação dos serviços de saúde mental e da luta antimanicomial, Mostra de vídeos - Unifesp–BS, performance circense, Oficina de Palavras – Unifesp– BS, Estilização de ideogramas orientais – Leonardo, BatuCAPS, Exposição de Banner de trabalhos de alunos Unifesp–BS.

Data: 24 de Maio – quinta-feira - Guarujá

Horário: 10 hs às 16 hs

Local: Praça 14 Bis - Vicente de Carvalho

Feira festiva com show musical. Exposição de arte/trabalhos produzidos nos CAPS, Show de Talentos (apresentação musical dos usuários artistas). Exposição de fotos.

Postos de orientação em Saúde Mental: “Tratamento humanizado para quem tem sofrimento mental”.

Data: 25 de Maio – sexta-feira - Unifesp – Baixada Santista

Local: Auditório Ponta da Praia

Horário: 18:00 hs – Acolhimento de usuários, familiares e convidados

Horário: 19:00 hs - Mesa: “A luta antimanicomial e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes: desafios e possibilidades de duas lutas irmãs”.

Participantes: Roberto Tykanori Kinoshita - Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde e Professor Licenciado da Unifesp–BS; João Guilermino da Franca da Ong Camará, de São Vicente; representante de usuários da Associação Maluco Beleza.

ORGANIZAÇÃO:

Grupo de Articulação em Saúde Mental e Direitos Humanos da Baixada Santista: Coordenações de Saúde Mental, trabalhadores e usuários dos Municípios de Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Santos e São Vicente; Associação Maluco Beleza de São Vicente, Associação Franco Rotelli de Santos; ONG Camará, Conselho Regional de Psicologia – CRP; Laboratório de produção de conhecimento compartilhado em Saúde Mental da Unifesp – BS.

Texto: Jorn. Marivaldo Rosa

 

Secom Cubatão

Read 316 times Ultima modificação Quarta, 16 Maio 2012 06:50
Banner