Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Sexta, 11 Maio 2012 02:28

Ferraz de Vasconcelos: Dra. Elaine Abissamra apresenta proposta para vacina do HPV na rede pública Novo

Written by 
Rate this item
(0 votes)

Na última quarta-feira, 9, a deputada federal Dra. Elaine Abissamra  participou do Seminário sobre HPV – Prevenção, Diagnóstico, Sintomas e Vacina, que aconteceu na Câmara dos Deputados para ministrar uma aula sobre o assunto.  O evento foi organizado pela liderança do Partido Socialista Brasileiro (PSB) representado pela deputada federal Sandra Rosado e contou com a presença de outros deputados e representantes de ministérios.

Ferraz de Vasconcelos: Dra. Elaine Abissamra apresenta proposta para vacina do HPV na rede pública

Durante sua exposição, a médica esclareceu que HPV é uma doença causa pelo papilomavirus humano, 95% transmitido sexualmente, mas podendo ser transmitido também por contatos, uso comum de toalhas, etc. Os sintomas são verrugas que podem ser visíveis ou não e que só são detectadas pelo exame do papanicolaou. O HPV é o grande causador do câncer de colo de útero, que hoje, no Brasil, é a segunda causa de morte de mulheres com câncer.

Dra. Elaine, durante a sua aula, discutiu dados que são constrangedores para a sociedade brasileira. Hoje se sabe que metade dos indivíduos sexualmente ativos terá HPV e destes, 80% são mulheres. Diante disso é crucial a prevenção do HPV que pode ocorrer em duas fases, a primeira com orientação sobre o assunto, o uso de preservativos ou aplicação da vacina contra a doença. A segunda com o exame anual do papanicolaou, colposcopia e os sofisticados exames de PCR ou Hibrida.

O seminário sobre HPV foi à forma que os deputados federais do PSB encontraram para cobrar do Ministério da Saúde estudos e pesquisas para a implantação da vacina contra o HPV na rede pública de saúde.  Hoje, para a aplicação da vacina, são necessárias três doses que somadas dão um valor de R$ 1.077, um valor alto para uma sociedade com a maioria inserida na classe média baixa.

No evento a deputada federal Dra. Elaine apresentou um estudo feito pela Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) que reduz este valor para R$ 27 cada dose da vacina, podendo ainda ser feito um reajuste para menos neste valor. Vale lembrar que a vacina contra o HPV é recomendada para mulheres de 09 a 26 anos de idade, podendo ser aplicada em mulheres acima desta idade. Somente as grávidas não devem tomar ou em caso de ter ocorrido e, posteriormente descobriu a gravidez, o tratamento e acompanhamento deverão ser parados.

“Acredito que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha ouvirá nossas reivindicações e estudará projetos que ajudarão na implantação da vacina contra o HPV na rede pública. O Governo Dilma tem criado e aceito projetos para a mulher brasileira” disse Dra. Elaine que completou “Hoje o tratamento para a mulher com HPV ou câncer de colo de útero é mais caro do que a vacina.”

 

Secom Ferraz de Vasconcelos

Read 471 times Ultima modificação Sexta, 11 Maio 2012 06:32
Banner