Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Sexta, 11 Maio 2012 02:15

Itaquaquecetuba contribui com pareceres sobre o futuro da Macrometrópole Paulista

Rate this item
(0 votes)

O município de Itaquaquecetuba foi selecionado para contribuir com pareceres sobre o futuro da Macrometrópole Paulista, ação esta integrante de estudos com o objetivo de implementar um planejamento estratégico com vistas às resoluções dos problemas urbanos que mais afligem à população e o poder público.

Itaquaquecetuba contribui com pareceres sobre o futuro da Macrometrópole Paulista

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FSPSP e apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba.

Neste sentido, representantes das secretarias existentes na cidade, de entidades e da sociedade civil participaram de reunião de consulta realizada esta semana (09), no auditório da secretaria municipal de Educação.

A secretaria municipal de Indústria e Comércio, por exemplo, foi devidamente representada pelos diretores Jadir Rodrigues Costa e Paulo Quaresma.

Na ocasião, além da apresentação do projeto de instituição da nova cidade-região (que deverá ser instituída por lei até o fim deste ano), um questionário foi apresentado aos participantes que tiveram a incumbência de responder de acordo com as realidades apresentadas pelo município, em suas respectivas áreas.

Dentre outras, as perguntas abordavam questões relacionadas à: educação, saúde, transporte público, saneamento básico, tratamento de resíduos sólidos, uso e ocupação do solo, fornecimento de energia, desenvolvimento econômico etc.

De posse destas informações, o objetivo do governo paulista é planejar e financiar políticas públicas compartilhadas com a prefeitura municipal de Itaquaquecetuba.

Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Décio de Almeida Diniz, ações desta natureza são de vital importância no sentido de penejar o desenvolvimento sustentável da cidade.

A expectativa dos agentes públicos é de que as políticas públicas pretendidas pelo governo estadual sejam implantadas o quanto antes, em prol da municipalidade.

Informações adicionais: (Fonte: Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa)

Nos últimos 10 anos, o raio da mancha urbana ao redor da capital paulista dobrou de tamanho, de 100 para 200 quilômetros, tornando o que já era grande, ainda maior.

O processo de conurbação (fenômeno urbano onde duas cidades se unem perifericamente) em torno da cidade de São Paulo já engloba 153 das 645 cidades do estado, que abrigam 30 milhões de pessoas e geram 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Denominada Macrometrópole Paulista, a área reúne 72% da população e 80% de toda riqueza gerada no estado.

Neirylene Cunha de Sena

Secom Itaquaquecetuba

Read 399 times Ultima modificação Sexta, 11 Maio 2012 06:34
Banner