Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Segunda, 02 Abril 2012 02:02

São Vicente: Seminário 500 Anos Amanhã apresenta prioridades para o município nos próximos 20 anos

Written by 
Rate this item
(0 votes)

Daqui a 20 anos, a Primeira Vila fundada no Brasil completará 500 anos. O desejo de todos os vicentinos é que a “Cellula Mater” dos municípios brasileiros continue crescendo, eleve os índices sociais e econômicos e desenvolva cada vez mais projetos para a Cidade. Diante disso, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Vicente (Setec) realizou nesta sexta-feira (30/03) o seminário “500 anos amanhã”, no Centro de Convenções da Cidade, para apresentar a carta de propostas para o futuro da primeira Cidade do Brasil.

São Vicente: Seminário 500 Anos Amanhã apresenta prioridades para o município nos próximos 20 anos

Na ocasião, foi divulgado o resultado da enquete de prioridades para o Município, votada pela população. Ao todo foram cinco mil votantes e oito assuntos sobre o Município, do qual a população votou nos itens mais prioritários. Em relação à mobilidade urbana, a população escolheu, com 41,81% dos votos, o assunto relacionado à integração dos modais de transporte, como item mais urgente. Sobre Desenvolvimento Urbano, o saneamento básico em 100% da Cidade ficou em primeiro lugar, com 78,71%. No quesito Saúde, a população optou, com 74,44%, pela implantação de 100% do Município no projeto Médico da Família. No item relacionado à Juventude, foi eleita a prioridade de que pelo menos 80% dos jovens até 15 anos pratiquem alguma atividade esportiva ou cultural na Cidade, a escolha foi feita por 54,49% dos votantes. Sobre Desenvolvimento Sustentável e Meio-ambiente, a população votou, com 76,03%, em ter praias 100% balneáveis. Sobre Desenvolvimento Econômico, 49,30% dos votos, que 100% dos jovens até 24 anos possuam um segundo idioma. Em relação á Ciência e Tecnologia, a população apontou, com 52,08% dos votos, que todos os serviços públicos sejam online. Para finalizar a enquete, os votantes escolheram na opção Turismo, em transformar São Vicente em pólo de turismo náutico, de aventura e de ecologia. Essa opção obteve 68,58% dos votos válidos.

O prefeito Tercio Garcia agradeceu a participação da população e ressaltou a importância da iniciativa de planejar a Cidade, reforçando que a construção conjunta de ideias sempre obtém bons resultados. “Muita energia e dinheiro são gastos hoje por falta de planejamento do passado, daí a importância deste evento. Pensar em São Vicente para os próximos anos é bem mais fácil do que se fossemos pensá-la 20 anos atrás. Tentamos tirar uma fotografia do momento, mas a vida não é uma foto, e sim um filme, pois está sempre em movimento. Muita coisa mudou. Antes não havia esperança para planejar, hoje, acredito que a maioria dos itens serão cumpridos em menos de cinco anos, pois o Município tem capacidade para isso”, disse.

Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Emerson Santos, reforçou que a iniciativa promove a integração com a população e oferece um bom debate com a sociedade. “Foram dois debates de alto nível, deixamos um legado para os próximos governos viabilizarem as metas votadas na enquete”.

Durante o seminário, foi também encapsulada uma carta ao futuro, que conta um pouco da história de São Vicente, a proposta do evento e as escolhas da população para os 500 anos, um jornal da data desta sexta-feira (30/03) e um cartão de memória com vídeos institucionais sobre o evento e o Município. A cápsula foi enterrada no jardim do Centro de Convenções, e será aberta daqui 20 anos, no aniversário de São Vicente.

O evento apresentou dois painéis: pela manhã o debate foi sobre Pré-sal – Desenvolvimento Sustentável e os Impactos da Política Urbana, com a presença do oceanógrafo e gestor do programa Monitoramento Ambiental da Bacia de Santos na Petrobrás, Fernando Gonçalves de Almeida; pelo representante da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Carlos Alberto da Silva; por Sérgio Martins, representante da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); professor doutor Wagner Cotroni Valente, em nome da Unesp; professor Rodrigo Brasil Choueri, pela UNIFESP e professor Rodrigo More, representando a Unisantos. Na parte da tarde, o painel discutido foi “Turistificar” a Cidade – Desafios e Desenvolvimento Urbano, com a participação de Maurício Juvenal, da Secretaria Estadual do Turismo, representando o secretário da pasta, Márcio França; do secretário de Turismo de São Vicente, Brito Coelho; secretário de Cultura de São Vicente, Renato Caruso; diretor adjunto administrativo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Luciano leme de Prado Cascione; e professor Márcio Roberto Paz Colmenero, representando a UNIBR.

 

Secom São Vicente

Read 401 times Ultima modificação Segunda, 02 Abril 2012 05:06
Banner