Página Inicial | Mapa da cidade | Telefones Úteis | Fale conosco | Webmail | Horoscopo e tarot | chat | Receber noticias
Notícias :
Previous Next
Terça, 08 Maio 2012 18:08

Eleição para coordenadores educacionais em 12 escolas de Suzano tem início nesta quarta (9/5)

Rate this item
(0 votes)

Tem início nesta quarta-feira (9/5) a votação para a escolha de coordenadores educacionais de 12 escolas municipais de Suzano. O processo segue até a próxima segunda-feira (14/5).  Ao todo são 24 candidatos para 12 vagas (confira abaixo a relação das escolas em que haverá a eleição).

Eleição para coordenadores educacionais em 12 escolas de Suzano tem início nesta quarta (9/5)

O processo eleitoral é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e teve início em março deste ano, com a publicação do edital de convocação. Os interessados em ocupar o cargo inscreveram seus projetos, que foram avaliados por uma comissão eleitoral composta por um membro do Conselho de Escola e um membro da SME. Os autores das propostas aprovadas se reuniram em assembleias nas unidades escolares para apresentarem suas ideias.

A eleição para coordenador educacional (antigo diretor escolar) está prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Prefeitura de Suzano, implementado em agosto de 2010. Em 2011, 35 escolas municipais passaram por este processo e contaram com a participação de mais de 8 mil votantes. Foi a primeira eleição para o cargo de coordenador educacional no município e a única na região do Alto Tietê.

Para a coordenadora de Gestão Democrática, da SME, Eliana dos Santos, a escolha popular dos coordenadores educacionais é importante para a democracia. “Isso é democracia participativa”, disse. “É um processo novo e é importante que todos discutam os problemas da unidade escolar e possam propor melhorias”, afirmou.

O(A) coordenador(a) educacional é o(a) profissional responsável pela gestão da parte administrativa e pedagógica de cada escola. Os(as) candidatos(as) são professores(as) concursados(as) da rede municipal, com experiência mínima de três anos, já aprovados no estágio probatório e que não respondam a processos administrativos.

Conselho de Escola

Paralelamente à eleição de coordenadores educacionais, haverá nas 69 unidades escolares do município a eleição do Conselho de Escola, em que participam docentes, equipe técnica de apoio e a comunidade usuária.

O número de conselheiros depende da quantidade de alunos de cada escola (de oito a 20). O processo de eleição dos conselheiros terminará na próxima semana.

Criado por meio da lei 3.973/2005, o Conselho de Escola tem entre suas atribuições ser um centro permanente de debate e de articulação entre os vários setores da unidade escolar, tendo em vista o atendimento das necessidades comuns e a solução dos conflitos.Relação das escolas onde haverá a eleição de coordenadores educacionais

Emeif Profª Ana Rita Gomes

Emef Antônio Marquês Figueira

Emeif Antônio Teixeira

Emef CAIC

Emef Profª Célia Pereira

Emei Cidade Edson

Emei Profº Darcy Correa Gonçalves

Emef Profº Manoel Vicente Ferreira Filho

Emei Parque Maria Helena

Emei Suzano Centro

Emef Profª Therezinha Pereira Lima Muzzel

Emeif Profº José Cardoso dos Santos

Secom Suzano

Read 391 times Ultima modificação Terça, 08 Maio 2012 21:17
Banner